Delegadas de Xavantina participam da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental

A Conferência de Saúde é a organização de um encontro que deve ser realizado a cada quatro anos com a representação para avaliar a situação de saúde de cada região e propor novas sugestões para a formulação da política de saúde.   Neste ano de 2022, a 5ª Conferência Estadual de Saúde em Santa Catarina foi realizada nos dias 29 e 30 de junho, em Florianópolis.

No evento representando Xavantina como delegadas, estiveram presentes Luciane Culimann e Cleusa Nardino. O tema central desse ano foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O objetivo do encontro foi elaborar propostas de fortalecimento de programas e ações de saúde mental no estado catarinense.

O crescimento de profissionais e gestores na defesa de hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas, dispositivos e procedimentos de lógica manicomial, totalmente contrários ao que preconiza a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que é o cuidado em liberdade, respeitando a singularidade das pessoas, é notado, mas só é possível quando se constrói uma política pública inclusiva e humanizada.

As propostas de Santa Catarina refletem a preocupação em assegurar e aumentar os recursos financeiros para os serviços públicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como também garantir capacitação para os profissionais de saúde mental, além de retomar a importância da intersetorialidade com outras políticas públicas, tais como assistência social e educação.

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, está marcada para acontecer em 18 de maio de 2023.

5ª Conferencia Estadual da Saúde Mental
5ª Conferencia Estadual da Saúde Mental