EEF Pinhal Preto desenvolve projetos

Dando continuidade às atividades voltadas a comemoração dos 50 anos de Xavantina, este foi o tema do concurso de poesias promovido na Escola de Ensino Fundamental Pinhal Preto. Todos os estudantes, do primeiro ao quinto ano puderam participar e a escolha foi feita por uma comissão avaliadora.

O aluno do terceiro ano, Giovani Pavan foi o vencedor do concurso com a poesia “50 anos de nossa terra” e em segundo lugar com a poesia “Xavantina” ficou a estudante do primeiro ano Emilly Talaska.

O objetivo foi valorizar as raízes xavantinenses e aproximar o Poder Executivo das crianças da Escola, incentivando a produção intelectual relacionada à poesia. Por isso, como premiação, os dois primeiros colocados receberam um livro e passaram a tarde da terça-feira, dia 09, como prefeito e vice-prefeita mirins, respectivamente.

Poesias premiadas:

1º lugar: Giovani Pavan

50 anos de nossa terra

Xavantina minha terra,

Xavantina quero bem,

Gosto muito dessa terra,

Vem viver aqui também!

Minha terra muito amada,

Minha terra encantos mil,

Vou amá-la para sempre,

Com este lindo céu anil.

Se você acreditar,

Vem pra cá vou te mostrar,

Nessa terra tem fartura,

E riqueza pra explorar.

Por isso vou te contar,

Com minha família vou ficar,

Minha terra amada vou gritar:

Xavantina é o meu lugar!

2º lugar: Emilly Talaska

Xavantina

De Anita Garibaldi chamaram

Depois resolveram mudar

Xavantina batizaram

Para a cidade prosperar.

A colonização foi de várias famílias,

Lecardelli, Balbinot e Broetto,

Mas não podemos esquecer

Das famílias Zanandréa e Criveletto.

Aqui tem muitos rebalhos,

Aves, bovinos e ovinos,

Mas o que nós mais produzimos,

Com certeza são os suínos.

Nasci nessa terra querida,

Espero aqui ficar.

Se isso não der certo.

Prometo muitas vezes voltar.

Escola terá nova logomarca

Outro projeto desenvolvido teve como objetivo a escolha da nova logomarca da escola municipal Pinhal Preto. Com muita criatividade os alunos apresentaram propostas de imagens que buscassem uma maior identificação com a escola.

Uma comissão pré-definida fez a análise dos desenhos que estavam sem a identificação dos alunos. O trabalho da estudante Brenda Ferreira foi escolhido e passa a representar a escola de agora em diante. A aluna também recebeu um pen drive como prêmio.