Programação intensa no CRAS

Ações são propostas para a Assistência Social do município

 

Na segunda-feira, dia 20, foi promovida em Xavantina a X Conferência Municipal da Assistência Social. Houve palestra sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), avaliação da atual situação do sistema e também debate sobre novas ações a serem desenvolvidas. Esta edição do evento teve como tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” e os participantes definiram propostas através de cinco eixos temáticos.

A palestrante e assistente social Roselaine Klaus Camatti destacou a importância do SUAS. Falou também sobre duas leis importantes. “A lei de benefícios eventuais, que é fundamental para que o executivo possa auxiliar a população em caso de calamidade pública e a lei de regulamentação do SUAS, que passaria assim a ter comando único já foram apresentadas ao  legislativo, mas não foram aprovadas e assim, acabam dificultando o desenvolvimento das atividades do setor”. Estas e outras propostas para as esferas municipal, estadual e federal foram definidas na Conferência. 

 

Homenagem aos pais

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Xavantina vai promover na próxima semana uma palestra e homenagem para os pais. Os pais beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada estão convidados para evento na quarta-feira, dia 29, a partir das 11h, no Ginásio de Esportes de Linha das Palmeiras. Todos os homens estão convidados.  Haverá almoço custeado pelo CRAS. 

 

CRAS promove palestra voltada a deficiência

 

Dando sequência às atividades do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), o CRAS de Xavantina promoveu nesta semana palestra sobre Prevenção às Deficiências. Foram convidados os pais dos alunos especiais atendidos no grupo de Inclusão Social. O encontro foi coordenado pela fisioterapeuta Lilian Mazutti e pela assistente social Daiane Triaca, profissionais da APAE de Xanxerê.

Conforme a equipe do CRAS, “o objetivo foi abordar situações e aspectos sobre como lidar com as deficiências, como estimular, como brincar, conversar e sempre estar atento ao desenvolvimento de cada um