Mudanças na impressão do documento de identidade

Desde a última semana o principal documento de identificação do cidadão brasileiro está com mudanças na sua emissão em Santa Catarina. A carteira de identidade que antes era finalizada em Concórdia, agora passou a ser impressa em Florianópolis.

A foto, assinatura e digital serão impressas diretamente na nova carteira, que também não poderá mais ser plastificada. Em Xavantina quem precisa fazer o documento deve passar no setor de identificação na Prefeitura onde é iniciado o processo. Gian Lucas Buratti foi a primeira pessoa do município a receber o documento neste novo formato.

 

Importância do documento

 

O Registro Geral (RG) ou Carteira de Identidade é o documento mais importante. É a prova da identidade de cada pessoa, é utilizado para solicitação de outros documentos, para abertura de contas, realização de concursos e processos seletivos, para matrículas escolares, para acesso a serviços e ações governamentais, para abertura de cadastros no comércio, empréstimos, financiamentos, entre muitos outros. 

Outro fator fundamental que a carteira de identidade oferece é a segurança. Através da digital, colhida no documento a pessoa poderá ser identificada onde estiver.

Não existe idade mínima para emissão da primeira via do RG e esta não tem custo.