Jovens participam de capacitação

Através do intermédio da Secretaria da Agricultura e Epagri de Xavantina, três jovens do município estão entre os participantes de curso voltado a Gestão, Liderança e Empreendedorismo Rural. A capacitação faz parte do Programa SC Rural e acontece em Concórdia. Os jovens Sônia Gorlin, Eduardo Peretti e Marcos Busnello participam do curso que iniciou em março e segue até o fim do ano.

A iniciativa vem ao encontro da preocupação da Secretaria que é investir na formação dos sucessores das propriedades do município e manter o interesse dos jovens em permanecer no meio rural. Sônia Gorlin destaca que “o curso é muito bom e nos ensina como a trabalhar comandando o nosso negócio. Todo mês temos um assunto novo e quando voltamos pra casa buscamos aplicar isso na propriedade, sempre com foco em qualidade e em saber como vender o produto pra ter lucro”.

Os participantes estão desenvolvendo projeto para ser aplicado na propriedade, que será analisado por técnicos de Florianópolis. Se aprovado, os alunos ganham valor em dinheiro. Quem participa do curso e tem idade entre 16 e 29 anos pode contar também com um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para aquisição de kits de informática, com descontos de até 50% do valor em operações de até R$ 3 mil.