Novos valores de horas máquina já estão em vigor

Foi aprovada pelos vereadores de Xavantina e sancionada pelo Prefeito lei que apresenta nova tabela de valores para cobrança de serviços particulares no município. A medida foi debatida nos últimos meses e teve o consentimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que é composto por produtores representantes das comunidades locais.

Outra consideração realizada na publicação faz referência ao acerto dos serviços. Havendo pagamento no prazo de 30 dias a partir do lançamento contábil, será concedido o desconto de 10%.  Já os produtores que não estiverem em dia com suas obrigações, não têm direito aos serviços.

Desde 2010 os valores não eram modificados e mesmo com a mudança, os preços cobrados por hora ainda são mais baixos do que os praticados pelas empresas particulares, já que continuam com subsídios do município. O executivo também oferece R$ 500 em bônus para este tipo de atividades para cada propriedade

Para a infraestrutura rural e urbana o valor de hora máquina de retroescavadeira, por exemplo, passou de R$ 43,20 para R$ 75,00 e do rolo vibratório de R$ 24,80 para R$ 50,00. O serviço de escavadeira hidráulica é o único que não teve o valor alterado e permanece em R$ 120,00. Para a colheita da silagem o valor do trator com ensiladeira passou de R$ 19,84 para R$ 55,00 e o trator com colheitadeira de R$ 24,80 para R$ 60,00. Ao todo são 14 máquinas/equipamentos.