Implementos são cedidos às comunidades

Em meados de 2014 foi criada a Associação Nostra Terra no município de Xavantina. Hoje, pouco mais de um ano depois, os resultados são positivos e muitos produtores são beneficiados. A organização foi fundada neste ano para possibilitar o empréstimo das máquinas da Administração Pública para as comunidades locais. Cerca de 30 implementos agrícolas novos ou usados já foram cedidos e juntos eles somam aproximadamente R$ 400 mil.  

Grupos de produtores foram formados entre comunidades próximas e através de termos de cessão de uso, eles recebem os implementos agrícolas para auxiliar no desenvolvimento das atividades. O presidente da Associação, Mauri Seghetto destaca que “a iniciativa foi importante e ajuda muitos os produtores, porque os equipamentos tem um custo alto e não são todos que conseguem comprar”. Ele explica ainda que “é cobrada uma taxa para manutenção dos implementos”.  

Os próprios produtores conseguem auxiliar nas atividades para que aconteçam quando necessário. Há um número muito expressivo de famílias que possuem trator, por exemplo, e assim, quando a comunidade recebe uma ensiladeira, pode agilizar a colheita da silagem na propriedade.