Muitos motivos para comemorar

Xavantina completa 52 anos de emancipação político-administrativa na próxima terça-feira, dia 02 de fevereiro. Nesta data, a maior comemoração da comunidade é a constante evolução do município nos seus mais diversos setores, mesmo em tempos difíceis.

Desde a sua colonização, a essência da cultura agrícola prevaleceu. Atualmente, o município conta com um plantel de aproximadamente 150 mil suínos, mais de um milhão de aves e 27.500 bovinos, sendo cerca de 12 mil de gado leiteiro. A produção de leite tem crescido consideravelmente, atingindo 120 mil litros por dia. A Administração Municipal auxilia o desenvolvimento do setor, através de diversos investimentos e subsídios. Um exemplo são os incentivos para a colheita da silagem, que chegou a um montante de 60 mil toneladas colhidas em 2015.

Na indústria e comércio, Xavantina também se destaca. O município conta com 283 empresas ativas. No último ano foi promovida a III Expo Xavantina, que contou com a participação de mais de 100 empresas de diversos segmentos que mostraram as suas potencialidades. Este, e outros eventos, são promovidos com a parceria da Associação Comercial e Industrial (ACIX) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Com relação a infraestrutura urbana o município está bem servido. Com os serviços iniciados no último ano e intensificados nos últimos dias para pavimentação das ruas Praça Rio Branco, Tiradentes e Hilário Ravadelli, todas as ruas da cidade e do distrito estarão asfaltadas. Já no interior, a dificuldade é maior em função das fortes chuvas dos últimos anos. Os gastos são expressivos e as atividades de manutenção são constantes.

Na educação, destaque para a implantação do Sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo, utilizado nas salas de aula nos últimos dois anos, proporcionando aos alunos e professores materiais atualizados e de qualidade. Sem esquecer que ainda antes disso, a avaliação do ensino no município já havia superado as expectativas. Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 (divulgado em 2014) a Escola de Educação Fundamental Medianeira, de Linha das Palmeiras, Xavantina, alcançou a meta que deveria ser atingida até o ano de 2019. O transporte escolar gratuito para os alunos da educação infantil ao ensino superior é outro diferencial do município.

O setor da saúde será contemplado com uma grande obra. A nova unidade básica de saúde de Linha das Palmeiras já está em fase de conclusão e vai abrigar com mais segurança e conforto os atendimentos à população. O investimento, somente em estrutura será de R$ 642.910,85.

Para a Administração Municipal a transparência e a participação pública são fatores decisivos para o bom andamento das atividades. O Orçamento Participativo, com o lema “Administrando junto com você” reuniu as comunidades para apresentar a prestação de contas do executivo, definir novas prioridades e para mobilizar o repasse de recursos. Em 2015 foram repassados R$ 132.900,00.

Para atender a demanda de atendimentos em todos os setores o município dispõe de um amplo parque de veículos, máquinas e implementos. São 10 automóveis do município e mais um cedido pelo Governo do Estado; uma ducato e uma ambulância; dois ônibus do município e dois micro-ônibus cedidos pelo Estado; 10 caminhões, sendo dois caminhões tanque; quatro retroescavadeiras; sete tratores de pneu e três tratores de esteira; três motoniveladoras; dois rolos compactadores; 25 ensiladeiras; cinco distribuidores de adubo seco e 14 de adubo líquido; uma carreta basculante; um compressor de ar; uma pá carregadeira; um conjunto de britagem e; três grampos limpadores de solo.  Alguns destes equipamentos ainda foram cedidos às comunidades locais através da Associação Nostra Terra, com o objetivo de agilizar e facilitar o acesso de todos.