Secretaria da Saúde intensifica vacinação do HPV e MENINGITE

O mês de junho foi de intensificação da vacina do HPV Quadrivalente e da Meningocócica.

  A vacinação que aconteceu nas escolas do município, na sede nos dia 28 e 29 de junho, e no distrito de Linha das Palmeiras no dia 04 de julho, visando aumentar a cobertura vacinal. Além da programação nas escolas, os pais ou responsáveis podem levar os adolescentes até os postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

A vacina do HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 13 anos de idade (13 anos 11 meses e 29 dias).

A vacina do HPV Quadrivalente já era oferecida desde 2014 para meninas e, em 2017, passou a ser oferecida também para os meninos, para fortalecer as ações de saúde na população masculina. O objetivo de vacinar os adolescentes antes do inicio da vida sexual e para ter mais eficácia na proteção contra os cânceres graves de pênis, anus, colo de útero, vagina, verrugas genitais, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.

A inclusão da vacina para os meninos diminui a circulação do vírus, consequentemente diminui a incidência de casos da doença em ambos os sexos, já que eles são os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras. Ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.

Tanto para os meninos, quanto para as meninas, uma segunda dose deverá ser tomada em seis meses para garantia da imunização.

Os adolescentes de 12 a 13 anos, de ambos os sexos, também deverão se imunizar contra a Meningite C. O objetivo é reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com o passar dos anos, poderá haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância.