Programação Outubro Rosa em Xavantina

Programação Outubro Rosa em Xavantina

Promover ações que levem informação e orientação sobre o câncer de mama e colo de útero. Com esse objetivo a equipe da Secretaria de Saúde de Xavantina decorou o ambiente de forma especial pra chamar a atenção das pessoas, principalmente às mulheres, para um tema tão importante.

Está sendo efetuada a coleta de exames citopatologicos nas terças e quintas-feiras pela enfermeira Angélica, mediante agendamento pelo fone (49) 3454-3128 ou pessoalmente na Unidade de Saúde. Serão oportunizados dois dias “D”, com coletas de exames e atividades voltadas ao publico feminino. O primeiro dia “D” acontecerá no dia 14 de outubro na Unidade de Saúde de Linha das Palmeiras e o segundo dia “D”, acontecerá no dia 28 de outubro na Unidade de Saúde da sede.

Aproveitando a ocasião do outubro rosa no dia 27 será feito uma roda de conversa com a psicóloga Tainara Nessi de Concórdia, com mulheres que estão, ou já passaram por algum tratamento de câncer de colo uterino ou de mamas. Esse momento será realizado na Casa da Cultura, às 13h30min.

Para mulheres entre 50 a 69 anos é recomendada a realização de mamografia de rastreamento, a mesma está sendo realizada no Hospital São Roque de Seara sem custos, desde que, agende nas Unidades de Saúde de Xavantina.

As mulheres que comparecerem as Unidades de Saúde do município para a realização de exames durante este mês, ganharão um brinde surpresa, item este indispensável para o dia a dia de toda mulher. Também está sendo entregue um cartão com lacinho cor de rosa, símbolo da campanha, às mulheres que passarem pelo local.

Outubro é o mês de prevenção dos cânceres de mama e colo de útero e o principal alerta para as mulheres é que elas façam os exames preventivos.