Outubro Rosa e Novembro Azul terminam com balanço positivo em Xavantina

Duas campanhas visando à prevenção do Câncer foram desenvolvidas pela Prefeitura de Xavantina, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Em outubro e novembro aconteceram as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente, de prevenção ao Câncer de mama e Próstata. Nas Unidades de Saúde da Sede e de Linha das Palmeiras, com empenho de toda Equipe de Saúde das duas Unidades.

Outubro Rosa

Com atenção dedicada às mulheres, além da prevenção do Câncer de Mama, as ações desta campanha também estiveram voltadas ao Câncer de Colo de Útero. Foram realizados dois dias “D” para o Outubro Rosa. Na oportunidade foi feito uma roda de conversa com a psicóloga Tainara Nessi de Concórdia, com mulheres que estão, ou já passaram por algum tratamento de câncer de colo uterino ou de mamas.

Novembro Azul

O preocupante Câncer de Próstata recebeu as atenções que merece, com adesão maciça dos homens, superando as expectativas. Para o Novembro Azul foi realizado um dia D.

“Com o objetivo de reforçar esses cuidados com a saúde desenvolvendo diversas ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Tanto no Outubro Rosa, como no Novembro Azul, realizamos orientações, servimos lanches, teve o Dia da Beleza e a entrega de um mimo para quem pensou na sua saúde e compareceu nos dias de atendimento. Salientamos que é trabalhado com mais ênfase nesses dois meses devido as Campanhas Nacionais, mas os atendimentos continuam o ano todo”, finalizou o Enfermeiro Vagner Grolle.