Combate ao mosquito borrachudo

A Administração Municipal de Xavantina através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, juntamente com alguns munícipes voluntários e capacitados, estão realizando um trabalho em conjunto para fazer a aplicação de um inseticida biológico, o BTI, que visa inibir a proliferação do mosquito borrachudo. Durante o mês outras atividades serão desenvolvidas. 

Para o secretário de Agricultura, Industria e Comércio, o senhor Jaime Masiero, o uso do inseticida biológico é uma conquista para os produtores rurais, que sofriam com a proliferação dos borrachudos nas lavouras. “Nos comprometemos em olhar com carinho para o nosso homem do campo e estamos, assim, facilitando seu trabalho na propriedade”, destacou. 

 

O BTI

A base do BTI é uma bactéria, que mata a larva do inseto. O inseticida é diluído em água na proporção adequada e espalhado pelas margens de arroios e riachos. Em poucos segundos, forma-se uma espuma. Segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais.

Entretanto, o BTI não resolve todo o problema. Para controlar a proliferação de borrachudos, é preciso que a população também faça sua parte. Não jogar lixo em margens ajuda no controle dos mosquitos, pois além de pedras e folhas, as larvas gostam de se fixar em materiais jogados na água.