Conferência Municipal de Defesa Civil e Plano de Saneamento Básico

Aconteceu na tarde de quinta-feira, 25, a I Conferência Municipal de Defesa Civil, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Xavantina. Participaram da reunião, representantes do Poder Público, bem como Sociedade Civil. A palestra foi ministrada por Bôdo Fernando Matter, que é o responsável pela Defesa Civil do município de Concórdia.

Matter falou sobre toda a história da Defesa Civil e sobre como ela deve agir no caso de desastres de qualquer natureza, inclusive mostrando alguns eventos reais onde teve atuação a Defesa Civil de Concórdia.

A conferência teve como tema principal “Prevenção e assistência humanitária” que se dividiu nos seguintes eixos:

– Desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade social e desenvolvimento

– Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária

– Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil

Foram eleitos três Delegados que irão para a Conferência Estadual, no dia 03 de março, e tratados em Plenária assuntos como, estiagem, granizo, vendavais, inundações que são os eventos adversos mais freqüentes em nossa região, levantando possíveis soluções e formas de prevenção.

Na última quarta feira foi realizada a 1ª reunião para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município de Xavantina. Participaram da reunião o Grupo Executivo de Saneamento e o Engenheiro Vinicius Saibro, da Empresa Engevix/Azimute. Na reunião entre outras discussões foi definida a data para a realização da Audiência Pública do Saneamento Básico, a ser realizada no dia 17 de março, a partir das 19h no Centro Comunitário de Xavantina.