Xavantina é representada na Conferência Nacional da Defesa Civil

Mais de 100 diretrizes foram aprovadas na Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que aconteceu de 23 a 25 de março, em Brasília. Promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a Conferência contou com a participação de quase 1.500 delegados, que representaram 18 Estados e o Distrito Federal e mais de mil municípios brasileiros.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil no município de Xavantina e participante do evento, Fernando Borges, o mais importante é transformar a Política Nacional de Defesa Civil em lei. “No prazo de 30 dias será apresentado a todos um relatório final, que trará um caderno especial com todas as propostas vindas dos 1.111 municípios que realizaram conferências”, explica.

Entre os temas que foram consenso estavam à criação da carreira de agente da Defesa Civil, a implementação do Fundo Nacional de Defesa Civil e a obrigatoriedade dos governos estaduais e municipais constituírem conselhos de Defesa Civil com a participação da sociedade. Fernando Borges participou da Conferencia Estadual em Florianópolis, juntamente com Marcelo Sasset Gregolin representante da Sociedade Civil e Flademir da Silva como representante do Poder Público.

ASCOM