Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental

Criado em 2004, o Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental pelo Consórcio Lambari já passou por vários municípios da região da Amauc. Em 2011 é a vez de Xavantina. O Programa visa entre outros, promover o desenvolvimento de conhecimento e conscientização dos problemas ambientais, através de atividades de educação ambiental, trilhas, visitas à museus e projetos ambientais.
       Para dar início às atividades, o Consórcio Lambari se reuniu hoje, no município juntamente com o Prefeito Ari Parisotto, Secretária de Educação Ana Gabiatti e Secretário de Agricultura Leonir Caus, entre outros representantes do município. O Projeto foi apresentado de uma forma geral, apontando as principais atividades realizadas nas edições anteriores, afim de identificar o tema para este ano.
       O programa tem a duração de 16 anos, sendo que a cada ano, um município da microrregião sedia o projeto. Para cada cidade é desenvolvido um projeto específico, respeitando, recuperando, refletindo e salientando suas diversidades histórico-culturais, turísticas, ecológicas, hidrográficas e geológicas. O Programa pretende sensibilizar professores e alunos para trabalharem temas relacionados ao meio ambiente em atividades e projetos escolares.