Reformulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) foi reformulado no município de Xavantina. A reunião aconteceu no dia 20 de maio, na Casa da Cultura. Participaram da reunião, representantes de agricultores de todas as comunidades, bem como os representantes de entidades civis e governamentais do município de Xavantina, os quais fazem parte do CMDR. Na oportunidade foram eleitos e empossados o novo presidente do CMDR, Sr. Onei Polli e Secretário Sr. Cleunir Augusto Paris.
        Inicialmente o representante do Sintraf.  Neri Trevisan falou sobre a nova legislação municipal  que dá diretrizes sobre a  composição, funcionamento e atribuições do CMDR.
        O evento também contou com o apoio da Palestrante Marinês Ribeiro Perondi ,  representante da Prefeitura de Lindóia do Sul,  que falou do trabalho exemplar que o CMDR desenvolve no referido município. Ela destacou que CMDR deve ser um instrumento participativo de formulação de políticas públicas que beneficiem o interesse da coletividade.
        A Secretária Municipal de Educação, Ana Guerini Gabiatti, falou sobre o programa da Merenda Escolar, enfatizando a grandiosidade do programa e a necessidade da organização da produção até a comercialização, citando a importância da cooperativa de agricultores familiares para que ocorra a efetivação do programa da merenda escolar.
       O Secretário Municipal de Agricultura, Leonir Caus, afirma que o CMDR atuante, em muito contribuirá para elaboração de programas que promovam o desenvolvimento da agricultura do município.
        O novo presidente do CMDR, Onei Polli, destaca o compromisso de todos os membros do conselho em contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural que venha a atender os anseios econômicos, socioculturais e ambientais das famílias de agricultores familiares do município.

Texto e fotos: Cleunir Augusto Paris