Lideranças buscam melhorias na agricultura em Xavantina

     Na segunda-feira, 6, o Secretário da Agricultura de Xavantina, Laércio Gasparin, reuniu lideranças locais para tratar questões referentes a agricultura do município. Estiveram presentes o Prefeito Mauro Poletto, Vice-prefeito José Dal Bosco, o Diretor da pasta João Maurício Gabiatti, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) Onei Polli, representante da Cresol, Michel Triaca e o Coordenador do Sintraf, Neri Trevisan. 

     O propósito do encontro foi discutir a situação da agricultura no município e buscar uma união dos órgãos para amenizar as dificuldades enfrentadas. Para isso, também foi motivada uma pesquisa que está sendo realizada pelas agentes de saúde, visando entender melhor a realidade do homem do campo em Xavantina.

     Ficou definido no encontro que serão levantadas propostas a serem apresentadas a comunidade. A ideia é buscar iniciativas voltadas a capacitação de pessoas para orientar e buscar soluções técnicas na agricultura, acompanhando de perto o trabalho desenvolvido.  O executivo de Xavantina ainda aguarda um novo secretário e técnico da Epagri que atue diretamente no município.  

                Situação da suinocultura também preocupa  

     A crise da suinocultura que já se arrasta há anos mantém a classe alerta. Mesmo com a queda no preço dos insumos, com o baixo valor do suíno o impacto negativo continua.

     Conforme informações o resultado da crise não é sentido somente na suinocultura. O reflexo é grande e já afeta o comércio e a indústria também. Xavantina já chegou a possuir 350 mil suínos e hoje o número diminuiu, o que deixa o movimento econômico estagnado.