Conferência Intermunicipal da Educação é realizada em Xavantina

Foi realizada nesta quarta-feira, dia 15, a etapa intermunicipal da Conferência Nacional da Educação (CONAE), na Casa da Cultura de Xavantina, envolvendo os municípios de Xavantina e Arvoredo. O evento contou com presença de mais de 100 participantes.

Com o tema “O Plano Nacional da Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, foram analisadas e definidas propostas que poderão compor o PNE. Participaram representantes do executivo, legislativo, assessores parlamentares, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional e especialmente da comunidade escolar, que inclui diretores, professores, pais e alunos.

Ainda foram eleitos 20 delegados, dez de cada município entre titulares e suplentes que irão representar os municípios na etapa regional.

A CONAE contou com palestra da mestre em educação, Sandra Pierozan. A professora explicou que “nestes eventos devem ser delimitadas metas e estratégias para o PNE de forma democrática e popular”. Ela ainda explicou que este plano para a educação brasileira ainda está em votação na Câmara dos Deputados, mas que na prática já foi iniciado.

Propostas

Entre as proposições aprovadas nesta etapa da CONAE estão a universalização da educação infantil até 2016, ampliando a oferta em creches; educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas; elevação da escolaridade média da população; fomentar as tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas.