Encontro define projetos para a Agricultura em Xavantina

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Xavantina esteve reunido na última terça-feira, dia 11, para discutir os programas e atividades da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do município. O presidente do CMDR, Onei Polli e mais cerca de 30 representantes das comunidades, cooperativas, associações, entidades, executivo e legislativo participaram.

O encontro foi importante para ouvir a opinião de todos que representam as comunidades. Depois de tomar conhecimento das atividades do setor, a reunião serviu para definir o plano de trabalho para os próximos meses da gestão.

Foram destacados no encontro todos os serviços oferecidos e feita a apresentação das propostas que depois de discutidas no encontro, devem ser avaliadas pela Administração. Entre os principais assuntos esteve a atividade de silagem, que deve sofrer mudanças quanto ao atendimento realizado nas comunidades. As horas de serviço passarão a ser limitadas para atender um número maior de produtores. Cada propriedade irá dispor de dois dias de silagem por ano, assim todos terão a oportunidade de participar e ainda teremos tempo hábil para os serviços de distribuição de dejeto.  Com relação às 15h gratuitas de prestação de serviços que são oferecidas em conjunto pela Agricultura e pela Secretaria de Obras, Transportes e Urbanismo, a ideia é fazer em valor, em função da diferenciação de preços nas atividades.

Outro ponto lembrado na reunião foi a situação das pessoas que estão em dívida ativa no município. Quem não quitar os débitos até 30 de novembro não deverá mais receber a prestação de serviços e perde o direito das horas gratuitas, conforme determina lei municipal.

Também será feita a contratação de mais um médico veterinário e de um técnico agrícola, através de Concurso Público, para oferecer ajuda técnica aos produtores.