Executivo busca soluções para o Loteamento da Gruta

Com oito moradias já construídas, foi implantado em 2010 no município de Xavantina, o Loteamento da Gruta. Em função dos procedimentos necessários para regularização, ainda não foi expedido manifesto favorável ao registro/parcelamento do imóvel. Mesmo assim seis famílias residem no local. Problemas como a falta de água ainda não foram resolvidos, mas a Administração Municipal, através da Defesa Civil, acompanha o caso e busca agilidade na resolução dos impasses.

Nesta semana o assessor jurídico da prefeitura André Broglio e a engenheira Taciane Caon, buscaram informações na Promotoria de Justiça de Seara sobre a situação. Além disso, o responsável pela Defesa Civil, Fernando Borges e a engenheira, também estiveram reunidos com os moradores do Loteamento para buscar soluções alternativas com relação a água. A demora está no aval da Casan, que precisa fazer a reestruturação da rede existente, para aumentar a pressão da água no ponto de interligação.

Conforme a agricultora Irene Teodoro, que mora no Loteamento desde dezembro de 2012, “todos sabiam que havia algo pendente, por isso entendemos que tudo necessita tempo e que vai ser resolvido”. Enquanto isso, Irene acredita que cada morador também pode fazer a sua parte. “Até que tudo esteja certo, se ninguém esbanjar e se nos ajudarmos não vai faltar água pra ninguém”.

O Loteamento da Gruta foi viabilizado atendendo a solicitação da Promotoria de que as famílias fossem retiradas de áreas de preservação. Em função disso, a Prefeitura Municipal cedeu o terreno e presta assessoria necessária aos moradores.

Animais

Outro assunto discutido foi em relação ao incomodo gerado na rua pelos cachorros. Alguns moradores foram notificados em função do barulho, especialmente no período noturno. Conforme acordo feito entre todos, a situação deve ser resolvida nos próximos dias.