Promessas no esporte

Superação. É com essa palavra que as atletas Emily Ceriolli e Keisy Santinon, de Xavantina, definem as duas semanas de treinamentos com a seleção brasileira de futebol de campo, categoria sub 15, no Rio de Janeiro.

As meninas que têm 13 anos são alunas do Conselho Municipal de Esportes (CME) e tem uma história de quase sete anos no futsal do município. “Como a gente não treinava futebol de campo, tivemos que superar nossos limites”, explicam.

A rotina foi regrada e com treinos todos os dias, mas a experiência já mudou a vida das atletas. “Nós aprendemos muito, desde disciplina e também os desafios da convivência porque tudo é diferente, inclusive o jeito de falar”. Apesar das amizades conquistadas, a maior dificuldade foi ficar longe da família. “Foi complicado, mas eles nos apoiam muito no nosso sonho de sermos jogadoras”, explicam.

Agora resta aguardar com entusiasmo a próxima convocação que deve acontecer no próximo ano. “Enquanto isso a gente vai continuar se esforçando e independente de convocação, vamos treinar muito e buscar o nosso objetivo”.

As meninas iniciaram as atividades no esporte com o professor Jarbas Rosatto e agora são comandadas pelo assessor esportivo Fabiano Girotto. As duas, juntamente com a atleta Amanda Rizzi, também disputam o Campeonato Estadual de futsal, categoria sub 15, pela equipe Lourdes Lago, de Chapecó.