Informações Secretaria da Agricultura

Movimentação econômica aumenta em Xavantina

Na última semana encerrou-se o prazo para lançamento em sistema das notas de produtor rural referentes ao ano de 2013. Em Xavantina, com as notas contabilizadas até o momento a movimentação econômica do município já ultrapassou os R$ 216 milhões.

O resultado final deve ser divulgado até o mês de junho, mas o número já é superior ao ano anterior. "Com as notas emitidas em 2012 a movimentação foi pouco maior do que R$ 194 milhões, portanto o aumento em 2013 já é 10% maior em recursos que vão voltar para o município”, explica a diretora Elianice Battiston. O prazo que o produtor tem para entregar as notas é sempre 31 de janeiro para que elas tenham validade e não tem custo. Quem não fizer a atualização dos blocos pode receber notificação e ainda fica com o cadastro bloqueado.

Administração busca incentivos aos produtores

Programas da Administração Municipal de Xavantina continuam acontecendo para melhorar as atividades do interior e reduzir os custos dos produtores. Aconteceu nesta semana mais uma entrega de nitrogênio onde foram atendidos 15 pedidos.

O abastecimento dos botijões é feito a preço de custo para os produtores locais. Além disso, “a Administração adquiriu mais botijões para conservação do sêmen, para melhorar e incentivar cada vez mais o programa que tem dado resultado no município”, explicou o diretor João Maurício Gabiatti.

Além disso, neste mês foi implantada mais uma raça de corte para a inseminação artificial. Devido a demanda os produtores que quiserem têm a disposição a raça Brahman. As iniciativas fazem parte do programa “Mais leite”, com incentivo da Administração Municipal.