Mais de dois milhões em prejuízos

Os estragos causados pelas chuvas da última semana trouxeram muitos prejuízos em Xavantina. O valor estimado para a recuperação das estruturas públicas e o saldo das perdas na agricultura e pecuária foi de R$ 2.121.121,50. Em função disso, foi decretada ainda na sexta-feira, dia 02, situação de emergência no município.

Foram registradas perdas nas lavouras de verão, especialmente do milho e nas pastagens. A erosão de solo e a destruição da malha viária também provocaram novamente dificuldades na atividade agropecuária de Xavantina. Na agricultura e pecuária as perdas foram de cerca de 144.000 quilos de milho, 120 hectares de pastagens, 1200 toneladas de silagem e 276.750 litros de leite.

 Já o Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER), utilizou mais de duas mil horas máquina entre retroescavadeira, trator de esteira, caminhões e moto niveladora para trabalhar nas estradas e propriedades. São 120 quilômetros de estradas que já foram parcialmente recuperados e ainda faltam 120 quilômetros que precisam de reparos.

Praticamente todo o interior foi afetado com deslizamentos, entupimento de bueiros e danos em estradas, além de cinco pontes que tiveram os aterros danificados e mais uma ponte que teve o aterro levado pela água em Linha Passo das Antas.

A equipe continua com a atividade para melhorar a situação no município. Os trabalhos para a recuperação como um todo ainda serão realizados, empregando um grande valor de recursos e materiais.