Prevenção ao Trabalho infantil

Em função da preocupação com o resultado da pesquisa do IBGE, divulgada neste ano, que mostra altos índices de trabalho infantil em Xavantina, foram intensificados trabalhos preventivos na área. Após palestra nas escolas e distribuição de cartilhas com iniciativa do CRAS e parceria da Promotoria da Comarca de Seara, nesta semana, a procuradora do Ministério do Trabalho de Joaçaba, Priscila Maria Ribeiro veio ao município falar sobre a situação. Participaram representantes do CRAS, Conselho Tutelar, professores, secretarias municipais e agentes de saúde. Um novo diagnóstico será realizado para avaliar qual é a realidade enfrentada pelas crianças e adolescentes no município.

A procuradora destacou que “o município oferece várias opções de atividades, inclusive escola em período integral e por isso é importante fazer essa nova pesquisa para saber se o que ocorre é mesmo exploração de mão de obra infantil”. Priscila aproveitou o momento para repassar noções sobre o trabalho infantil e sobre o novo questionário que será aplicado. A aplicação será realizada pelos agentes comunitários de saúde e avaliação será feita pela equipe do CRAS. Além destas ações, estão sendo planejados projetos junto a Secretaria Municipal de Educação para o ano de 2015.