Prazo para o Alistamento Militar 2022

A Prefeitura de Xavantina, por meio da Junta de Serviço Militar (JSM 158), informa aos cidadãos que o prazo para o Alistamento Militar é até o dia 30 de junho. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completaram ou completam 18 anos em 2022 devem se inscrever exclusivamente por meio do site de alistamento militar, acessando o endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br .

Aqueles que não possuem acesso à internet devem comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar, mas é necessário agendamento. Mais informações pelo número (49) 3454-3100.

Para iniciar o processo de cadastro, o candidato deve apresentar documentos de identificação como: Certidão de Pessoa Física (CPF); Carteira de identidade (RG); Certidão de Nascimento; Comprovante de endereço com CEP (mais recente); Endereço de e-mail; e Telefone.

Caso perca o prazo, deverá comparecer presencialmente à junta militar.

Quem não se alista sofre algumas sanções. “O alistamento é um dever previsto em lei. Quando não se está quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania”, entre elas estão a “impossibilidade de tirar passaporte, carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público”.