Xavantina lança Projeto de Lixo: Reduzir para Viver Melhor

A Administração Municipal preocupada com a questão do lixo em nosso município, está implantando a Coleta Seletiva para reaproveitamento e reciclagem do lixo.

O Projeto de Lixo: Reduzir para Viver Melhor vai além da reciclagem nas casas e comunidade em geral, tem propostas também para os alunos de todas as Unidades Escolares do município.

O projeto conta com:

  • Ações pedagógicas voltadas as Escolas;
  • Ações sociais e de conscientização voltadas aos familiares e comunidade em geral, e;
  • Concurso Cultural para escolha do nome e logomarca do Projeto.

A partir de agora todo gerador de lixo, residencial ou comercial, deverá fazer a separação em 03 frações, adotando 03 recipientes, um para materiais SECOS/ RECICLÁVEIS, outro para materiais ÚMIDOS/ ORGÂNICOS e por fim um para REJEITOS/BANHEIRO.

A embalagem e o armazenamento do lixo são de responsabilidade do proprietário da residência/comércio, não sendo permitido o armazenamento nas lixeiras da rua fora dos dias da coleta, evitando assim o mau cheiro, rompimento das embalagens, preservando a limpeza e organização de nossa cidade.

Lembrando que se tivermos menos lixo exposto também teremos menos focos de Dengue e automaticamente menos pessoas contaminadas.

Orientações para descarte correto dos materiais de acordo com a empresa responsável pela coleta de lixo em nosso município – Ronetran – Seara.

  1. LIXO SECOS/ RECICLAVÉIS: vidros, plástico, papel, papelão e metal.
  2. ÚMIDOS/ ORGÂNICOS: restos de alimentos, cascas e folhas.
  3. REJEITOS/BANHEIRO: papel higiênico, absorventes e fraldas descartáveis.

Outros materiais:

  • OLEO DE COZINHA/BANHA: embalar em galões ou litros descartáveis.
  • LÂMPADAS FLUORESCENTES ou LED: preferencialmente devolva no local onde comprou ou caso não seja possível embale separadamente com papel e deixe ao lado da lixeira, se estiver quebrada coloque em uma caixa de papelão e identifique.
  • PILHAS E BATERIAS/ IMAGENS DE EXAMES/ MEDICAMENTOS: entregue nas unidades de saúde que a empresa responsável fará a coleta.
  • ELETRÔNICOS: entregue na Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo que a empresa responsável fará a coleta.
  • ENTULHOS DE CONSTRUÇÃO/ PODAS DE ÁRVORES: entre em contato para agendamento com a Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo.
  • PNEUS: entregue nas borracharias quando for feita a troca por pneus novos, ou reaproveite em sua casa lembrando para não acumular água.

** DIAS DA COLETA: SEGUNDAS E QUINTAS DE MANHÃ.

Inicialmente serão mantidos os modelos de lixeiras existentes, sendo identificadas com adesivo da logomarca do projeto. Posteriormente será adaptado contêineres conforme disponibilidade da empresa responsável pelo transporte.

Confira em anexo as AÇÕES do projeto: