13ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Xavantina

Com o objetivo de promover o diálogo entre governo, profissionais da assistência social e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, foi realizada na quarta-feira (21), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, o tema da conferência foi “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, seguindo os 05 eixos temáticos da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social: eixo 1 – financiamento, eixo 2 – controle social, eixo 3 – articulação entre os segmentos, eixo 4 – serviços, programas e projetos e eixo 5 – benefício e transferência de renda.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Xavantina, Luciano Antonio Altenhofen, o vice-prefeito, Acacio Molozzi, o secretário de Saúde e Assistência Social, Domingos Luis Zanandrea, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juçara Câmera Lecardelli, além de conselheiros tutelares, servidores públicos e entidades.

0 vice prefeito falou da importância de discutir e elaborar as propostas em grupo, pois precisamos integrar todos os munícipes. Ressaltou também em sua fala, que o objetivo primordial da conferência é fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade para a realidade local, e buscar alternativas para superar dificuldades e problemas existentes.

Já o prefeito Luciano, enfatizou a importância da conferência como um espaço vital para a discussão e debate de soluções para os desafios enfrentados no contexto municipal. Ele destacou a necessidade de aproveitar esse momento de diálogo entre o governo e a sociedade civil.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juçara Lecardelli, agradeceu a presença de todos, parabenizou toda equipe e conselho pelo envolvimento e engajamento na realização da conferência. “Que possamos chegar ao final com propostas que nos auxiliem diante do Governo do Estado e do Governo Federal, que tracem caminhos que fortaleçam e ampliem a qualidade dos serviços prestados à população mais vulnerável e que a política pública de assistência social se fortaleça cada vez mais”.