Propostas elaboradas visam melhorias no sistema de saúde

Debater formas e ações para melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas foi o objetivo da IV Conferência Municipal da Saúde de Xavantina. O evento foi realizado na quinta-feira, dia 09, na Casa da Cultura. Participaram autoridades, profissionais da saúde e do Conselho Municipal do setor, representantes de entidades, de grupos de idosos e população em geral.

O momento deu voz aos profissionais e usuários do sistema que sabem quais são as necessidades e ajustes a serem feitos. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flademir Adauto da Silva fez a abertura oficial da Conferência, que contou com a leitura e aprovação do regimento e palestra com a representante da Diretoria de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Maria de Fátima de Souza Rovaris.

A palestrante apresentou aspectos históricos da saúde no Brasil até chegar a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Saúde é dever do Estado, mas, isso não exclui a responsabilidade dos trabalhadores, dos usuários, da família, das empresas e da sociedade, é fundamental que seja um trabalho conjunto”, ressaltou.

Depois das falas, os participantes foram divididos em grupos para discussão e elaboração das propostas de acordo com os oito eixos temáticos da Conferência. Foram definidas prioridades para as esferas municipal, estadual e federal.

Entre as ações sugeridas para aplicação no município, destaque para o aumento no repasse dos recursos e autonomia para o Conselho Municipal decidir a forma de aplicação conforme a necessidade; valorização e capacitação do trabalhador para melhorar o atendimento; destinação de recursos para a educação voltada a saúde; proporcionar o atendimento especializado em ginecologia, obstetrícia e pediatria aos usuários; ajuste na tabela SUS; entre outros.

Também foram escolhidos os delegados que vão representar o município na etapa estadual. Flademir Adauto da Silva e Francieli Zanella serão os representantes dos profissionais da saúde, acompanhados por José Moretto e Andressa Triaca que representam a sociedade civil. Joceli Formagini, Varlei Ozelame, Luis Simoni e Marlene Testa são os suplentes.