ENCERRAMENTO DO 6º GRUPO DE TABAGISMO EM XAVANTINA

ENCERRAMENTO DO 6º GRUPO DE TABAGISMO EM XAVANTINA

Na última semana ocorreu o encerramento do 6º Grupo de Controle de Tabagismo que teve início no mês de agosto com os encontros semanais e após quinzenais. Inscreveram-se para o grupo 12 pessoas, destas, 07 freqüentaram os encontros e 05 conseguiram parar de fumar e permanecem sem cigarro, a partir desse momento esses pacientes terão acompanhamento individualmente conforme a necessidade de cada um.

Para os não fumantes, parar de fumar pode parecer algo simples. Porém por se tratar de uma droga se torna difícil, envolve a dependência física, psicológica bem como associações de comportamentos muitas vezes necessitando de auxílio de equipe de profissionais, no apoio medicamentoso, na família e amigos.

No entanto, vale ressaltar que a principal motivação para parar de fumar tem que partir do próprio paciente, precisa ter força de vontade, pois se trata de uma mudança de comportamento, de rotina, de estilo de vida. Contudo quando o paciente consegue passar por todos esses estágios do tratamento e logo após alguns dias percebe os benefícios que desfruta em parar de fumar, com certeza se sentirá um exemplo para as outras pessoas e um vitorioso nessa luta que é contínua.

A equipe de controle de tabagismo é composta pelos profissionais Gicelle Parisotto (Assistente Social), Vagner Grolle (Enfermeiro) e Bruna Rigo (Farmacêutica).

Ressalta a assistente social, Gicelle Parisotto. “Parar de fumar não é fácil, causa sofrimento, pois ocorre uma perda muito grande na vida da pessoa”. Nesse momento é que o grupo de apoio e os profissionais fazem a diferença, orientando, conscientizando, motivando e principalmente prevenindo a recaída.