Focos do mosquito da dengue são encontrados em Xavantina

Com o alerta em função do crescente número de casos de dengue em Santa Catarina, a equipe da Secretaria da Saúde de Xavantina segue com atividades intensas para orientação e prevenção contra a doença. Com o apoio das agentes de saúde e agentes da dengue foram coletadas amostras de larvas do mosquito. Feitas as devidas análises do material confirmou-se a existência de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, na sede do município.
Até agora dois locais no centro da cidade apresentaram focos do aedes aegypti, o que aumenta o alerta e os cuidados a serem tomados pela população. Conforme a equipe que coordena as atividades de prevenção da doença, na primeira amostra coletada foram registrados dois pontos contaminadas, mas no mesmo ambiente. O segundo foco foi identificado na rua Prefeito Octávio Urbano Simon.
Os responsáveis pelo programa destacam que “a partir do local onde os foco foram encontrados, será feita uma varredura em um raio de 300 metros para coleta de novos materiais que também foram encaminhados para novas análises”.
A equipe ressalta que “há focos do mosquito e não há caso de doença, mas é importante que a população também faça a sua parte para evitar que o mosquito se prolifere”. A única maneira de evitar a dengue é não deixar água limpa parada em nenhum tipo de recipiente e não esquecer de tampar os depósitos de água.
Os sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. Também pode ocorrer dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Para caracterizar a doença todos os principais sintomas devem ser observados de forma associada.