Campanha “Outubro Rosa” inicia em Xavantina

Outubro é o mês da conscientização voltada a prevenção do câncer de mama e também de colo de útero. Para abrir a programação em Xavantina foi realizada palestra ao grupo de idosos de Linha Divisa das Águas, na quarta-feira, dia 30 sobre o tema.

O objetivo é falar aos participantes sobre o Outubro Rosa, abordando os sintomas da doença e como diagnosticar. Também é entregue uma lembrança às mulheres, que são as mais afetadas pelo câncer de mama. A equipe da saúde vai realizar este momento com todos os grupos de idosos do município.

Além disso, será promovido um Dia de Beleza às mulheres do município. A ideia é motivar o aumento da autoestima e estimular novos cuidados com a saúde de cada uma. Na terça-feira, dia 13, uma profissional da Mary Kay estará na unidade de saúde da sede para fazer maquiagens. No dia 27 a programação vai acontecer em Linha das Palmeiras. As participantes não terão custo e ainda vão concorrer a brindes, mas, para participar é preciso ligar ou passar no posto de saúde e fazer o agendamento.  

Os atendimentos e o repasse de orientações a comunidade em geral acontecem durante todo o ano, mas receberão mais ênfase neste mês em função da campanha nacional. Agendamentos de mamografias e exames preventivos podem ser feitos diariamente nas unidades de saúde do município.