Projeto “Cantando in Talian” em Xavantina
Projeto “Cantando in Talian” em Xavantina
De 31/07 a 04/08 aconteceu em Xavantina um curso de História e Cultura Taliana, com o Projeto “Cantando in Talian”, com Giorgia Miazzo Cavinato e Gianluca Parise. Foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Xavantina através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Grupo Italiano de Xavantina Taliani de Anita.
O Curso teve uma duração de uma semana e foi finalizado com entrega de certificados aos participantes e uma demonstração de uma janta a moda Italiana/Brasileira com brodo, vinho e canções.
Quando perguntei a Professora Giorgia sobre o Qual é OBJETIVO DO PROJETO “CANTANDO IN TALIAN” ela me respondeu:
El projeto el ga el obietivo de preservar e valorizar el patrimônio imateriale de la imigrassion taliana par el Brasile.
Qua ghemo fato em curso de história, cultura e língua taliana dei nostri bisnoni par no perder le nostre raíze. Ghemo fato anca palestre com i tosatei e i idosi parchè tuta la comunità la pa el drito e el daver de cognosser um pochetin de pi de la nostra e de la vostra storia eroica de la imigrassion.
El projeto “ Cantando in talian” el ze na ponte tra la Italia e el Brasile, cussita dopo tanti ani stido paesi tanti sistanti e pol catarse pi darente col cuore.
E agora Giorgia?
E desso toca continuar! No dismenteghar de le nostre raìse! Parlé, canté, ouvé la nostra stòria! Fiu l´ano che vien!
Giorgia Miazzo Cavinato – Nascida em Pádua, graduou-se em 2004 em Mediação Linguística de Inglês e Espanhol, em 2006 em Tradução Técnico-Cientifica de Inglês e Espanhol e em 2012 em Ciências da Linguagem com Português pela Universidade Ca’Foscari de Veneza. Aperfeiçoou-se no Brasil nas universidades UFSC de Santa Catarina e UERJ de Rio de Janeiro. Formadora, intérprete e tradutora, jornalista e acompanhante turística, desenvolveu atividades profissionais e de pesquisa em universidades, entes e associações nas Américas e na África, em particular no Brasil, República Dominicana, Peru, Chile, Uruguai, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Angola e Senegal.