Situação continua complicada no município

Após a pausa nas chuvas em Xavantina nesta semana, a Prefeitura Municipal intensificou os serviços de limpeza e recuperação das vias públicas do município. Mesmo assim, os impactos e prejuízos registrados são expressivos e devem refletir nas atividades a longo prazo.

Toda a equipe da Secretaria de Transportes, Obras e Urbanismo trabalha na recuperação das estradas, especialmente no interior do município. Atividades como cascalhamento e tapa-buracos são feitas inclusive nos fins de semana. Após a utilização de mais de 700 cargas de brita, o estoque também deverá ser renovado nestes dias. Os custos para a recuperação das estradas devem ser de mais ou menos R$ 500 mil. O impacto também foi percebido nas cooperativas de crédito, que registraram queda de 35% nos depósitos à vista.

Na agricultura estima-se que o produtor leve em torno de três meses para recuperar o ciclo de produção interrompido com as fortes chuvas. Como as pastagens de aveia, azevém, trevo e as sobresemeaduras das pastagens perenes foram completamente comprometidas, o produtor vai ter que recomeçar a plantação.

Na produção de leite a perda já foi de 40% com relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é de R$ 40 mil de prejuízo por dia.

Em função disso, o município decretou situação de emergência na quinta-feira, dia 27. Toda a documentação reunida foi encaminhada para a Defesa Civil do estado.

 

A situação também repercutiu em nível estadual e nacional.
Confira nos links: 


http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/07/agricultores-ainda-se-recuperam-dos-prejuizos-causados-pela-chuva-em-sc.html

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/07/dois-municipios-no-oeste-decretam-emergencia-em-sc-devido-chuvas.html