Arte e vínculos: conheça o trabalho realizado pelos alunos de Inclusão Social do CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem desenvolvido um programa de inclusão social com 13 munícipes portadores de deficiência.
O grupo, que se reúne todas as quintas-feiras, é parte integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Os encontros semanais, realizados nas instalações do CRAS desde 2010, oferecem duas horas de atividades dirigidas com muito carinho pela Professora de Artesanato e Pedagoga, Simone Torres Maldonado. Estas reuniões não se limitam apenas às técnicas de artesanato, mas também incorporam momentos lúdicos e criativos que estimulam a interação e a expressão individual dos participantes.
Uma das atividades mais recentes do grupo envolveu uma visita às margens do rio local, onde os participantes tiveram a oportunidade de colher pedras naturais. Com a orientação da professora Simone, eles pintaram essas pedras de forma criativa. Agora, o grupo está empenhado em personalizar caixas de MDF, nas quais as pedrinhas serão cuidadosamente acomodadas, onde após os pais serão presenteados.
“É gratificante ver o progresso deles a cada semana. O artesanato não é apenas uma atividade manual, mas também uma forma de expressar sentimentos e emoções”, compartilhou a professora.
A iniciativa, que surgiu a partir de uma demanda da Assistência Social de Xavantina, visa promover a inclusão social, estimulando o convívio e o fortalecimento de vínculos entre os participantes.