Dia mundial sem tabaco: palestra na EEB Luiz Sanches Bezerra da Trindade alerta jovens sobre os perigos do tabagismo

Nesta terça-feira (28), profissionais da Secretaria de Saúde estiveram na EEB Luiz Sanches Bezerra da Trindade para palestrar sobre os perigos do uso do tabaco.

Gicelli Parisotto, Assistente Social, e Bruna Rigo, farmacêutica, abordaram tanto os riscos do cigarro convencional quanto as novas ameaças representadas pelo cigarro eletrônico, que também contêm nicotina e é projetado para atrair os jovens.

A indústria do tabaco tem inovado constantemente para manter os jovens como consumidores, introduzindo produtos como os vapes, que podem parecer inofensivos, mas são igualmente prejudiciais.

A Secretaria de Saúde de Xavantina possui profissionais capacitados no tratamento de pacientes que querem deixar de fumar, e trouxeram o senhor Abrelino Lovato, de 70 anos, para compartilhar sua experiência. Abrelino está há um ano sem fumar e falou sobre os desafios que enfrentou para abandonar o cigarro.

O objetivo da palestra era conscientizar os jovens sobre os riscos prejudiciais do consumo de tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, sendo mais de 7 milhões dessas mortes resultantes do uso direto do tabaco e cerca de 1,2 milhão devido à exposição ao fumo passivo.

Esses dados reforçam a importância de iniciativas educacionais para prevenir o uso do tabaco entre os jovens e promover a saúde pública.