Xavantina: levantamento aponta risco médio de transmissão de dengue em 2024

A Regional de Saúde de Concórdia (GERSA Concórdia) divulgou os resultados do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa/LIA) realizado em janeiro de 2024 pelos municípios considerados infestados pelo mosquito. O LIRAa/LIA, uma iniciativa do Ministério da Saúde, identifica áreas com maior proporção de focos e criadouros, indicando o risco de transmissão de doenças como dengue e chikungunya.

Em Xavantina, a equipe de combate a endemias realizou o levantamento no dia 08 de fevereiro de 2024, abrangendo todo o município e distrito. O resultado apontou um risco médio de transmissão, com um aumento significativo de armadilhas positivas para o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Até o momento, não houve registro de casos de dengue na Secretaria de Saúde do município em 2024. No entanto, diante da proliferação do mosquito, é essencial que todos os munícipes estejam atentos e engajados em medidas preventivas.

Algumas recomendações importantes incluem a verificação semanal de residências e comércios quanto ao acúmulo de água em recipientes diversos, como vasos, pneus, calhas e piscinas, mesmo em pequenas quantidades. Além disso, é fundamental conversar com os vizinhos ao identificar possíveis criadouros.

O uso correto de repelentes é recomendado, bem como a busca por atendimento na Unidade Básica de Saúde municipal mais próxima ao apresentar sintomas suspeitos.

É importante ressaltar que Santa Catarina decretou situação de emergência pelo terceiro ano consecutivo devido à explosão de casos de dengue na região. Nesse contexto, a colaboração de toda a comunidade se torna crucial na prevenção e controle da doença.