Alunos se preparam para a Prova Brasil

Em novembro de 2015, será realizada a 5ª edição da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil. Os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental (EF) de escolas públicas municipais urbanas e rurais, com mais de vinte alunos, serão avaliados nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Os estudantes de Xavantina já iniciaram a preparação para a avaliação. O resultado da Prova Brasil constitui um dos dados que compõem o valor do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), indicador nacional que monitora a qualidade da educação e que reforça a importância do investimento nesse setor.

A Editora Positivo preparou para os conveniados ao Sistema de Ensino Aprende Brasil um kit de divulgação para mostrar a importância da Prova Brasil e incentivar a participação dos alunos. Pais, gestores, professores e alunos serão impactados com materiais, tais como: cartaz informativo com a data das provas e com a contagem regressiva; folder para os pais, ressaltando a importância da avaliação e incentivando a participação dos filhos; manual que orienta os educadores onde encontrar, nos livros didáticos do Aprende Brasil, as matrizes de referência propostas pelo Ministério da Educação (MEC), as quais serão cobradas na Prova Brasil, assim como outras informações sobre o tema; e cartas para os diretores das escolas e o Secretário de Educação.

De acordo com Carla Chiossi, diretora da Escola de Ensino Fundamental Medianeira, este material é importante para que todos estejam alinhados e focados na Prova Brasil. “Treinados, os alunos saem preparados para ficarem mais calmos durante a prova, com o conteúdo que tinham dificuldade reforçado e mais empenhados. No nosso último resultado de IDEB já alcançamos a meta de 2018, passamos de 4,3 para 5,8. Esperamos melhorar ainda mais”, destaca.

A secretária de educação de Xavantina, Elianice Batiston, comenta que uma segunda escola participará este ano da Prova Brasil. “A Escola de Ensino Fundamental Pinhal Preto tinha menos de 20 alunos na última Prova Brasil, mas agora já tem o número necessário. Como os alunos, pais e professores não estão no mesmo ritmo da outra escola, o kit é importante para reforçar a importância da avaliação e o conteúdo”, comenta.

 

Fonte: Matheus Machado

Assessor de Imprensa – Grupo Excom