Reuniões técnicas/práticas sobre Bovinocultura de Leite

Estão acontecendo nas comunidades do interior de Xavantina diversas reuniões técnicas e práticas sobre a Bovinocultura Leiteira. O objetivo principal dos encontros é o de aumentar a lucratividade com menor custo de produção, melhorando a qualidade das pastagens.

            De acordo com o Secretário de Agricultura Leonir Caus, “Xavantina está com uma produção que chega aos 100 mil litros de leite por dia e para isso a Administração busca incentivar de todas as formas o nosso produtor. Em parceria com a Epagri e Senar, são oferecidos diversos cursos de aperfeiçoamento aos agricultores, como de manutenção de ordenhadeiras mecânicas, inseminação artificial e manejo de pastagens entre outros”.

            Para os técnicos da Epagri e Microbacias “A atividade de bovinocultura leiteira está em plena expansão e tem muito potencial ainda a ser explorado. É uma atividade com renda mensal e que ainda está sob autonomia dos agricultores, por isso promove inclusão social com sustentabilidade, principalmente para as propriedades nos moldes da agricultura familiar.”        

            Durante as reuniões são apresentados temas sobre os tipos de pastagens para cada época do ano, bem como as maneiras corretas de adubação, além do controle de pragas. Os encontros contam com o apoio/instrução do Engenheiro Agrônomo da Epagri Regional de Concórdia, Carlos Mader Fernandes, que assessora a execução do Plano de Atividade Leiteira.

Os agricultores já possuem áreas com pastagens perenes como o capim pioneiro, tifton, e hemartia, variedades que se adaptam muito bem às características da região, além de possuir um baixo custo de implantação e proporcionam a prática de sobresemeadura de pastagens de inverno, como a aveia e o azevem. Resultado disso é renda digna e melhora da qualidade de vida da família.

 

ASCOM