Plano Diretor tem a sua 2ª Audiência Pública em Xavantina – Diagnóstico foi apresentado

Como será a cidade de Xavantina daqui a 10 anos? Essa pergunta foi feita para a comunidade na primeira etapa do Plano Diretor do Município de Xavantina, como forma de reflexão sobre a situação atual do nosso município e sobre como a cidade deve se desenvolver nos próximos anos.
       Na última quarta feira, (11/04) a Prefeitura Municipal de Xavantina e a empresa de consultoria DRZ Geotecnologia e Consultoria, realizaram a 2ª audiência pública para apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa e levantamento de dados da segunda etapa do Plano Diretor.
        O Plano Diretor é uma ferramenta de planejamento e construção de uma cidade melhor, um instrumento básico que fundamenta o Sistema Municipal de Desenvolvimento Urbano. O Plano Diretor incorpora os princípios de sustentabilidade e equidade nas ações, planos, programas e projetos que nortearão o desenvolvimento do município.
       Durante a audiência, os consultores da DRZ Geotecnologia e Consultoria apresentaram levantamentos realizados no município, mapas e propostas para serem inseridas no projeto de lei, tratando das seguintes eixos: Educação, Saúde, Assistência Social, Abastecimento e Segurança Alimentar, Esporte, Lazer e Recreação, Segurança Pública e Defesa Civil, Turismo, Cultura e Preservação do Patrimônio Cultural, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Qualificação Ambiental, Proteção ao Meio Ambiente, Saneamento Básico, Ordenamento Territorial, Estruturação Territorial entre outros.
       Os estudos apresentados indicam, por exemplo, para onde a nossa cidade deve crescer, onde poderão ser construídos prédios, empresas, áreas de lazer, áreas de preservação ambiental.
       O próximo passo para a implantação do Plano Diretor é o estudo do diagnóstico feito, onde serão propostas ações para as deficiências, potencialidades e condicionantes, encontradas no município, sendo que estas ações serão integradas aos Planos Municipais de Saneamento e Plano Municipal de Habitação, estes já concluídos.