Xavantina realiza Conferência da Saúde
Xavantina realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde que reuniu comunidade e autoridades no auditório da Secretaria de Educação. O encontro tem como objetivo discutir as ações e projetos de melhoria para saúde a nível local e nacional.
A conferência municipal de saúde faz parte das ações da conferência nacional de saúde que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.
Representantes da sociedade e profissionais da área participaram de debate e discussão de propostas de melhorias nos serviços de saúde. Durante o debate foram propostas as seguintes pautas divididas pelos quatro eixos propostos pela conferência nacional de saúde.
EIXO 01
1. Aquisição de equipamentos para realização de exames básicos na UPA e hospital (USG e Raio X).
2. Revogação da EC nº 95 sobre o teto de gastos da saúde.
3. Reestruturação e fortalecimento e ampliação do Centro de Zoonoses regional.
4. Fortalecimento da RAPS com aumento do número de profissionais (CAPS E NASF), com retorno da política do NASF.
5. Garantir a segurança dos profissionais nas unidades de saúde.
EIXO 02
1. Criar e estimular ouvidorias itinerantes e garantir canais de participação (urnas) para manifestação popular (reclamações, sugestões).
2. Garantir a transparência através da divulgação os serviços de saúde ofertados à população, bem como, a disposição nas filas de esperas de exames, cirurgias no Estado do Ceará, com a avaliação dos Conselhos de saúde.
3. Capacitar de forma permanente conselheiros de saúde.
4. Divulgar as competências do Conselho Municipal de saúde e conselheiros.
5. Reativar a divulgação dos serviços de saúde (campanhas de vacinas) através dos carros de som e mídias sociais.
EIXO 03
1. Garantir e agilizar a realização de exames para apoio diagnóstico, imagem, incluindo exames pré-operatórios.
2. Ampliar a cobertura dos serviços de saúde com aumento de: profissionais (via concurso público), de ESF, de UBS e atendimento de terapias em domicílio (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional).
3. Ampliar e garantir o serviço de transportes para pacientes da atenção básica com atendimento em outros municípios e visitas domiciliares das UBS.
4. Fortalecer a política de educação permanente em saúde e a política de educação popular em saúde nos 03 níveis de atenção com participação popular e controle social com atividades intersetoriais nas escolas.
5. Implantar e garantir a equidade no atendimento do usuário do SUS em especial às populações vulneráveis (pessoas com doenças raras e negligenciadas, pessoas convivendo com HIA, autismo, TDAH, população LGBTQI+, povos originários, dependentes químicos e codependentes) garantindo os tratamentos necessários.
EIXO 4
1. Apoiar e subsidiar tecnicamente a implantação do CEREST E SESMET nos municípios.
2. Capacitação continuada para os profissionais de saúde do SUS.
3. Incentivar e subsidiar a Implantação do Plano de Cargos e carreiras para os profissionais de saúde em todos os municípios.
4. Realizar concurso público para reduzir a rotatividade de profissionais de saúde e a precarização dos serviços, garantindo a humanização e a saúde do trabalhador de saúde.
5. Implantar o piso salarial para enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Os Delegados eleitos para a Etapa Macrorregional foram:
- Valdenir José Marchioro;
- Laercio Gasparim;
- Vagner Rodrigo Grolle;
- Luciane Culimann;
- Lucitania Girotto;
- Adane Pertille;
- Jaqueline Lins; e
- Eliana Piacentini.
Vale ressaltar a importância da presença do Deputado Neodi Saretta (PT), hoje reeleito Presidente da Comissão de Saúde da Alesc, prestigiando no momento a 9ª Conferência da Saúde de Xavantina e falando sobre Saúde.