Secretaria de Educação de Xavantina promoveu Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Xavantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Esporte, tem promovido atividades formativas para professores da Rede Municipal de Ensino.

Os encontros estão previstos no Plano Municipal de Educação, com vigência até o ano de 2024, assim como atende ao Plano de Governo da atual gestão que estabelece como meta para a Educação incentivar a qualificação e o aperfeiçoamento profissional dos docentes.

Para a secretária de Educação, Thuane Gandolfi, a formação continuada é uma estratégia importante para possibilitar aos professores desenvolver habilidades que melhorem o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Além disso, “a formação continuada dos docentes é fundamental para garantir a oferta de uma educação cada vez mais inclusiva, humanizada e cidadã”, afirmou.

Na última quinta-feira, 06 de abril, os professores puderam aperfeiçoar seus conhecimentos em torno do documento: Diretriz Curricular da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – AMAUC.

Na oportunidade foi convidada a trabalhar com as professoras da Rede, a professora Filomena Salete Canossa, que a partir do documento norteador da Educação Inclusiva abordou os seguintes pontos:

• Papel do Professor na proposta da Educação Inclusiva;
  • Adaptação Curricular;
  • Entrevista Qualitativa com a família;
  • Elaboração do Plano Educacional Individual (PEI).

É muito importante para o andamento do ano letivo orientar e aperfeiçoar a formação dos nossos professores. Com esse momento de estudo, os profissionais estão aptos a explorar ainda mais o material didático utilizado pela rede, o que provoca maior desenvolvimento das habilidades de nossos estudantes.

Por: Izilde J P Fasolo – Assessora de Comunicação.