Xavantina realiza Conferência da Saúde

Xavantina realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde que reuniu comunidade e autoridades no auditório da Secretaria de Educação. O encontro tem como objetivo discutir as ações e projetos de melhoria para saúde a nível local e nacional.

A conferência municipal de saúde faz parte das ações da conferência nacional de saúde que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

Representantes da sociedade e profissionais da área participaram de debate e discussão de propostas de melhorias nos serviços de saúde. Durante o debate foram propostas as seguintes pautas divididas pelos quatro eixos propostos pela conferência nacional de saúde.

EIXO 01

1. Aquisição de equipamentos para realização de exames básicos na UPA e hospital (USG e Raio X).

2. Revogação da EC nº 95 sobre o teto de gastos da saúde.

3. Reestruturação e fortalecimento e ampliação do Centro de Zoonoses regional.

4. Fortalecimento da RAPS com aumento do número de profissionais (CAPS E NASF), com retorno da política do NASF.

5. Garantir a segurança dos profissionais nas unidades de saúde.

EIXO 02

1. Criar e estimular ouvidorias itinerantes e garantir canais de participação (urnas) para manifestação popular (reclamações, sugestões).

2. Garantir a transparência através da divulgação os serviços de saúde ofertados à população, bem como, a disposição nas filas de esperas de exames, cirurgias no Estado do Ceará, com a avaliação dos Conselhos de saúde.

3. Capacitar de forma permanente conselheiros de saúde.

4. Divulgar as competências do Conselho Municipal de saúde e conselheiros.

5. Reativar a divulgação dos serviços de saúde (campanhas de vacinas) através dos carros de som e mídias sociais.

EIXO 03

1. Garantir e agilizar a realização de exames para apoio diagnóstico, imagem, incluindo exames pré-operatórios.

2. Ampliar a cobertura dos serviços de saúde com aumento de: profissionais (via concurso público), de ESF, de UBS e atendimento de terapias em domicílio (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional).

3. Ampliar e garantir o serviço de transportes para pacientes da atenção básica com atendimento em outros municípios e visitas domiciliares das UBS.

4. Fortalecer a política de educação permanente em saúde e a política de educação popular em saúde nos 03 níveis de atenção com participação popular e controle social com atividades intersetoriais nas escolas.

5. Implantar e garantir a equidade no atendimento do usuário do SUS em especial às populações vulneráveis (pessoas com doenças raras e negligenciadas, pessoas convivendo com HIA, autismo, TDAH, população LGBTQI+, povos originários, dependentes químicos e codependentes) garantindo os tratamentos necessários.

EIXO 4

1. Apoiar e subsidiar tecnicamente a implantação do CEREST E SESMET nos municípios.

2. Capacitação continuada para os profissionais de saúde do SUS.

3. Incentivar e subsidiar a Implantação do Plano de Cargos e carreiras para os profissionais de saúde em todos os municípios.

4. Realizar concurso público para reduzir a rotatividade de profissionais de saúde e a precarização dos serviços, garantindo a humanização e a saúde do trabalhador de saúde.

5. Implantar o piso salarial para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os Delegados eleitos para a Etapa Macrorregional foram:

• Valdenir José Marchioro;
  • Laercio Gasparim;
  • Vagner Rodrigo Grolle;
  • Luciane Culimann;
  • Lucitania Girotto;
  • Adane Pertille;
  • Jaqueline Lins; e
  • Eliana Piacentini.

Vale ressaltar a importância da presença do Deputado Neodi Saretta (PT), hoje reeleito Presidente da Comissão de Saúde da Alesc, prestigiando no momento a 9ª Conferência da Saúde de Xavantina e falando sobre Saúde.