Setembro Amarelo: palestras para conscientização sobre prevenção ao suicídio

Em uma iniciativa importante para a saúde mental da comunidade, a Prefeitura de Xavantina, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), está promovendo uma série de visitas em várias comunidades do município como parte da campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio. As palestras serão ministradas pelo psicólogo Marcelo Razera, da Secretaria Municipal de Saúde.

O Setembro Amarelo é um movimento internacional que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental. Em Xavantina, as ações da campanha visam informar a comunidade sobre os sinais de alerta e as medidas que podem ser tomadas para ajudar aqueles que possam estar em situação de risco.

As palestras terão início nesta quarta-feira, 06 de setembro, na comunidade de Divisa das Águas, e se estenderão ao longo do mês para outras localidades do município, incluindo Xavantina, Linha das Palmeiras, Guararapes, Passo das Antas, Sete de Setembro, Pinhal Preto e São Miguel.

Marcelo Razera, psicólogo responsável pelas palestras, destacou a importância da campanha Setembro Amarelo: “O suicídio é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas, e é fundamental que a comunidade esteja ciente dos sinais de alerta e saiba como agir para oferecer apoio. O Setembro Amarelo é um momento de reflexão e conscientização sobre essa questão.”

O psicólogo também enfatizou a importância de identificar sinais de alerta em pessoas que possam estar em risco, como mudanças de comportamento, isolamento social, expressões de desesperança e ideação suicida. Ele ressaltou que, ao identificar esses sinais, é crucial buscar ajuda profissional e oferecer apoio emocional.

A Prefeitura de Xavantina convida toda a comunidade a participar das palestras e se engajar na campanha Setembro Amarelo.

Em caso de necessidade, os canais de atendimento são as Unidades Básicas de Saúde de Linha das Palmeiras e Xavantina, no Hospital São Lucas, ou pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo fone 188.