Vice-prefeito e Secretário de Agricultura de Xavantina buscam soluções em Brasília para melhorias nos setores de leite e suinocultura da região

Na última semana, o vice-prefeito de Xavantina, Acácio Molozzi, e o Secretário de Agricultura, Antoninho Tortelli, realizaram uma importante viagem a Brasília, no Distrito Federal, em busca de soluções para as demandas cruciais que afetam o município. Os representantes tiveram encontros estratégicos com autoridades do Governo Federal, com o intuito de promover melhorias significativas nos setores de leite e suinocultura da região.

No dia 30 de agosto de 2023, Acácio Molozzi e Antoninho Tortelli se reuniram com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para discutir a crítica situação enfrentada pelos produtores de leite de Xavantina. Os representantes do município apresentaram um ofício que detalhava as dificuldades que os produtores locais têm enfrentado e solicitaram medidas do governo para amenizar a situação.

O vice-prefeito Acácio Molozzi destacou a importância desse encontro: “Fomos a Brasília com o objetivo de sensibilizar o Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a difícil realidade dos produtores de leite em Xavantina. Eles estão passando por momentos desafiadores, e é fundamental que o governo tome medidas para apoiá-los.”

Além disso, durante a reunião com o Ministro, foi discutida a questão do milho, em parceria com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). O objetivo é garantir que o milho esteja disponível mais próximo do município, ou até mesmo dentro do próprio território de Xavantina, tornando-o mais acessível e viável para os produtores independentes de suínos.

Antoninho Tortelli, Secretário de Agricultura, enfatizou a abrangência das medidas propostas: “Não estamos apenas focados em beneficiar os produtores de leite, mas também os suinocultores independentes de Xavantina. Atualmente, é necessário buscar milho em Quilombo, o que gera custos e dificuldades adicionais. Queremos tornar essa realidade mais favorável para todos os envolvidos.”

A viagem a Brasília representou um passo importante na busca por soluções para as questões que afetam a agricultura de Xavantina. O diálogo com as Autoridades Federais Brasileiras continua, e novas medidas estão sendo discutidas para enfrentar os desafios que se apresentam.