Reunião CMDR

Na última sexta-feira, 11, na Casa da Cultura reuniram-se integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e representantes do Poder Executivo de Xavantina.  Num primeiro momento representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Concórdia se fizeram presentes para explicarem sobre o Censo Agro 2017 e que nos anos de censos, o IBGE institui as Comissões Municipais de Geografia e Estatística – CMGEs para prestarem sua colaboração em todas as etapas do censo.

Segundo Roberto Thums – Coordenador de Subárea – Censo Agropecuário 2017 “Os dados coletados pelo IBGE transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, entre outras, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia e que o sigilo das informações estatísticas deverá ser resguardado por todos os membros que compõem as CMGEs, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73”.

Legalização na doação de Cascalho

Dando seguimento, o Senhor Jaime Masiero, Secretário de Administração e Finanças aproveitou para explicar aos presentes como funciona a forma de doação de cascalho ao município, e, pediu a autorização aos Integrantes do CMDR para realização de um estudo para legalização da mesma, para que não saia perdendo nem município, nem doador.

Programas da Epagri

E para finalizar o encontro, houve um  bate papo e tira duvida com o Agrônomo Sr. Angelo Reck, responsável pela Epagri de Xavantina. Entre os assuntos podemos destacar os seguintes: Programa Terra Boa, Kit Forrageira 2017, encerramento do SC Rural2 e projeção para o SC Rural3 e a Parceria Administração e Epagri na construção de Cisternas.