Xavantina está concluindo a 1ª etapa da produção de Silagem

      A primeira etapa da produção de silagem em Xavantina está em fase de encerramento. Nesta safra, que teve início em janeiro, já foram produzidas em torno de 25 mil toneladas de silagem de milho e sorgo. Aproximadamente 385 produtores xavantinenses já garantiram a alimentação das 26 mil cabeças de gado leiteiro e de corte, para o inverno.
      De acordo com o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Leonir Caus: “a maior parte dos pedidos de silagem já foi concluída, temos ainda os pedidos da 2ª safra, para o final deste mês. Neste intervalo de tempo, estamos atendendo os produtores que não produzem silagem, com a distribuição de adubo orgânico, já que esses produtores estão se  preocupam com as culturas de inverno, como a aveia e azevém.”
      Para uma boa qualidade da silagem, devem ser observados alguns fatores que vão desde o tipo da semente escolhida, tipo de solo e condições climáticas. De acordo com o Secretário de Agricultura, Leonir Caus, “a qualidade da produção da silagem depende do potencial genético da semente, das condições do local de plantio, do manejo da lavoura, clima, bem como das condições de armazenamento.”
      Depois de ajustar a fertilidade do solo, os cuidados começam no corte da planta. No caso do milho, o recomendado é colher quando a lavoura estiver com teor de matéria seca entre 33 e 37%. Já para a colheita do sorgo, a orientação a ser seguida é quando os grãos estiverem no estágio pastoso, com 30 a 35% de matéria seca. Após a produção, a silagem dever ser armazenada e compactada sem oxigenação, para a acidificação. A maior parte dos produtores opta pela silagem de milho, por causa do alto valor nutritivo e concentração de energia.

 

ASCOM