Xavantina supera expectativa na vacinação contra a gripe

           Através da Secretaria Municipal da Saúde mais de 100% do público alvo foi vacinado contra o vírus da gripe. Cerca de 862 pessoas foram imunizadas. A campanha de vacinação teve o prazo prorrogado nesta semana, com abrangência maior e deve atingir agora também as crianças que tem até dois anos 11 meses e 29 dias.

Foi desenvolvido o trabalho em todas as comunidades e nos postos de saúde de Xavantina e no distrito de Linha das Palmeiras. No dia 20 de abril a Secretaria promoveu Dia D Vacinação que teve boa participação do público.    

            Quem ainda não fez a vacina e se enquadra nos grupos prioritários tem até o dia 30 de maio para procurar os Postos de Saúde. Gestantes, profissionais da saúde, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas e crianças com menos de três anos, além das pessoas com doenças crônicas também podem fazer a vacina. As crianças menores de dois anos que foram vacinadas pela primeira vez, já podem receber a segunda dose.

 

Mais informações da Saúde:

Dia de Combate ao Tabagismo         

           No próximo dia 31 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo. A Secretaria da Saúde e Assistência Social de Xavantina organiza encontros durante todo ano para tratar e prevenir o uso do tabaco. Quem tiver interesse deve procurar a Secretaria e fazer parte de um novo grupo que deve iniciar em agosto.  

Mês das Mães         

          Em função do Dia das Mães, comemorado neste mês, a Secretaria intensificou a divulgação para as pessoas interessadas em fazer mamografia. Quem tiver interesse deve passar nos postos de saúde até o começo do mês de junho. Podem fazer o exame sem custo todas as mulheres com até 35 anos.  

Ultrassom         

           Os xavantinenses ainda têm a disposição exames de ultrassom. São realizados exames de todo tipo, de forma gratuita no posto de saúde da sede, posto de Linha das Palmeiras e no Hospital São Lucas de Xavantina. Quem necessitar de algum exame de ultrassom deve comparecer aos postos de saúde para fazer o agendamento.