Situação de emergência
O município de Xavantina assinou na terça-feira, dia primeiro, o Decreto de Situação de Emergência em função dos estragos causados pelas chuvas da última semana. A equipe da Administração Municipal e Defesa Civil trabalham na organização e envio dos dados para a viabilização de recursos junto às esferas estadual e nacional.
Na agricultura, conforme levantamento feito, o prejuízo foi superior a R$ 1.300.000,00. As perdas chegam a 600 hectares de pastagens, 600 toneladas de silagem e 830 mil litros de leite, quase 30% de toda a produção do município.
No Departamento de Transportes, Obras e Urbanismo, o gasto em horas e máquinas para as atividades do período já passam de R$ 400 mil. Muitos pontos foram atingidos seja com desmoronamentos, deslizamento, entupimento de bueiros e problemas com algumas pontes.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Borges, destaca que “grande parte do que foi recuperado em outros momentos resistiu, mesmo assim precisamos destes recursos já que em questão de pouco mais de dois anos foram cinco situações de emergência no município, com altos investimentos e perdas”.
Na SC 155 entre as comunidades de Linha Alto Irani e Linha Tiradentes também foram registradas rachaduras no asfalto.