Reinauguração da Biblioteca Municipal Rui Barbosa na EEF Pinhal Preto e CMEI Chapeuzinho Vermelho, em Xavantina

Nesta terça-feira (24), a Biblioteca Municipal Rui Barbosa foi reinaugurada na Escola Municipal EEF Pinhal Preto e CMEI Chapeuzinho Vermelho, em Xavantina. Este projeto tornou-se realidade graças aos incentivos municipais e ao apoio da cooperativa de crédito Sicoob, por meio dos recursos do Fundo Social.

O espaço passou por uma revitalização completa, agora abrigando uma extensa coleção de livros novos destinados a encantar as crianças. Tapetes e puffs foram incorporados para proporcionar conforto, transformando a biblioteca em um ambiente aconchegante. As crianças agora têm a oportunidade de visitar o centro de leitura, ler no local ou fazer reservas para levar para casa e explorar lindas histórias.

Segundo o Vice-prefeito, Acácio Molozzi, é por meio de projetos como o Fundo Social que melhoramos o serviço ofertado, reforçando a importância das parcerias entre o poder público e as cooperativas de crédito. A iniciativa destaca a relevância do envolvimento colaborativo para o aprimoramento contínuo dos recursos disponíveis à comunidade.

Inicialmente voltada para crianças de até 10 anos, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa planeja expandir sua oferta para diferentes faixas etárias, incluindo adultos. Nos próximos meses, serão realizados investimentos para enriquecer o acervo e atender a um público mais diversificado.

Além da inauguração da biblioteca, a manhã foi marcada pela apresentação do 5º ano com o teatro “A Formiguinha e a Neve”, e também pela apresentação de leitura do 3º ano. O evento coincidiu com o início da Feira do Livro na EEF Pinhal Preto e CMEI Chapeuzinho Vermelho, proporcionando aos alunos e comunidade local acesso a uma variedade de obras literárias.

Para a Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Turismo Thuane Gandolfi, reinaugurar a Biblioteca Municipal Rui Barbosa e reestruturar a biblioteca escolar eram compromissos da sua gestão e de toda a equipe, e representam um marco significativo para a promoção da leitura e do conhecimento em Xavantina, proporcionando um espaço educativo e cultural para a comunidade escolar e além.