Xavantina decreta Situação de Emergência

Devido ao acumulo de perdas que o município de Xavantina vem enfrentando devido à estiagem, através do Decreto 868/2023, foi decretada Situação de Emergência.

As perdas nas lavouras também são significativas, principalmente no milho. A produção de leite também está seriamente comprometida. Os prejuízos fizeram com que a administração municipal decretasse Situação de Emergência.

A decisão foi tomada após reunião entre a Administração Municipal e a Defesa Civil do Município para apurar os impactos, bem como as perdas causadas pela falta de chuva que assola todo o município, área rural e urbana.

Tal situação implica a necessidade de empregar medidas no sentido de minimizar os efeitos que vem causando a falta de água, sobretudo, em relação ao abastecimento das famílias, nas unidades produtoras de bovinos, suínos e aves. O Município vem realizando o transporte de água em volume expressivo, para animais e para consumo humano.

No caso de Linha das Palmeiras em especifico, os poços artesianos que fazem o abastecimento de água, reduziram a vasão em torno de 50%.

A orientação é para que população xavantinense economize e racionem o uso da água de forma consciente, evitando desperdícios e o uso não essencial.

Segundo o prefeito Ari Parisotto, o município depende muito da agricultura e a administração municipal já está transportando água para várias propriedades. “O que mais nos preocupa é a falta de água para consumo humano e para animais”, o prefeito ressalta ainda, “Houve grandes perdas na produção de milho grão e silagem, nas pastagens, e com isso caiu consideravelmente a produção leiteira”.

O objetivo da administração é acelerar a busca de recursos para diminuir os impactos da falta de chuva no município, pois, o documento também facilita o acesso aos recursos estadual e federal.